terça-feira, fevereiro 22, 2005

Primeira contribuição e sugestão.

Esta é a minha primeira contribuição para este blog e quero desde já louvar o Prof. Luís Pereira pela excelente iniciativa de utilizar as potencialidades de novel meio de comunicação no sentido de ajudar a dismitificar as cadeiras de Latim.
É claro que eu não sou o melhor exemplo a seguir no que diz respeito à minha relação com a língua latina...
No meu 10º ano (há muitos anos atrás!), comecei a aprender - ou a tentar - este língua. No entanto, e talvez por preguiça, optei por escolher aprender Castelhano e deixei o Latim. Mal sabia eu que o Latim se iria cruzar de novo comigo no meu percurso académico!
Resumindo, esta é a minha sexta matrícula - e última! - e tenho três cadeiras de Latim para completar. O que poderia ter sido feito com calma, vai agora ter de ser feito com muito mais trabalho!
Tenho plena consciência que isto apenas resultou da minha preguiça e por isso agora assumo plenamente as consequências.
Latim não é aquela língua morta impossível de aprender que muitas vezes ouvimos dizer. O Latim é uma língua que exigem trabalho e dedicação. Mas também é algo que nos pode dar muitos frutos no futuro, nem que seja por fazermos parte de uma elite: a elite dos conhecedores da nossa "Língua-Mãe".
Para finalizar deixo a minha sugestão de dois excelentes sites com textos latios de autores que vão de Cícero a Séneca, passado por Ovídeo, Horácio e Plauto, entre muitos outros:

2 Comments:

Blogger Luís Pereira said...

Já coloquei no menu lateral as suas sugestões.
Já agora, quando tiver uma ligação, é preferível que o link esteja "escondido" numa ou mais palavras. Fica mais agradável!

2:37 da tarde  
Blogger Lilis said...

www.sacklunch.net/latin/index.html

7:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home