sexta-feira, maio 20, 2005

E-Latim:Refeições à lá Romana.

Os Romanos realizavam as suas refeições no Triclinium, que era uma das salas das casas (villas) romanas. A distribuição dos lugares durante as refeições obedecia a regras de hierarquia social. Os convivas eram colocados em torno de uma mesa de acordo com o seu estatuto social, deitando-se em cima do triclinium, que neste caso era um sofá. Normalmente eram três estes sofás, e em forma de U, no tramo esquerdo da mesa estava o lectus summus (leito superior), no horizontal o lectus medius (leito médio) e no vertical da direita o lectus imus (leito inferior). Em cada leito, reclinavam-se até quatro comensais indo no sentido contrário do relógio, o summus, o medius e o imus.
Na Roma Antiga, as refeições eram divididas em três etapas. O desjejum romano, o ientaculum (pequeno-almoço) resumia-se a um pedaço de pão humedecido em vinho ou comido com mel, queijo ou azeitonas. Inicialmente, a cena, refeição principal, era servida por volta do meio dia. Quando a cena começou a ser servida mais tarde, foi introduzida uma outra refeição, o prandium (o almoço). Mais frugal que a cena (jantar), o prandium podia consistir de pratos frios e sobras de véspera e raramente era acompanhado de vinho. No verão os romanos, depois do prandium faziam uma breve sesta.
A Cena dividia-se em três partes: o gustatio (aperitivo) com ovos cozidos, azeitonas, saladas, etc. A prima mensa (prato principal) com peixe ou carne, miúdos de porco, etc. E por último, a secunda mensa (sobremesa), maçãs ou outra fruta, ostras, escargots (caracoís), frutos secos (nozes), vários doces (bolo de mel,por exemplo), etc. Comer pão era muito importante na dieta alimentar dos romanos.
Enquanto os mais ricos se deliciavam com estes petiscos, os pobres alimentavam-se essencialmente de uma papa de trigo e cevada (o puls), à qual adicionavam alguns vegetais, ou faziam um guisado de verduras e frutas, comiam ovos e raramente carne.
Vocabulário útil sobre alimentação
O mais antigo livro de culinária conhecido.
Sobre Apicius,o mais excêntrico e famoso cozinheiro da antiguidade.